Programando em Python e transformando o mundo de Minecraft a sua maneira

PIN

Por que Python?

É uma linguagem poderosa e ótima para qualquer programador iniciante, podendo-se criar sistemas, aprender o básico da programação e ainda se divertir compilando para modificar o mundo do Minecraft nesse caso 😉

Por que Minecraft?

Por que é considerado um dos games mais divertidos de nossa época e estimula a criatividade com a modificação do seu mundo e possibilidades.

O que vamos precisar?

5 programinhas serão instalados para começarmos a brincadeira.

Primeiro instale o Minecraft em sua maquina (padrão windows… tudo next hahahah)

Em seguida instale o phyton, como saber se está instalado?

Próximo passo… JAVA, faça o download e instale em seu PC.

Verificando se o java foi instalado corretamente com o comando “java -version”

Por último, com os arquivos do passo “Minecraft Python API & Spigot Minecraft Server” baixados, extraia em alguma pasta de sua preferencia.

Com a pasta aberta, clique duas vezes para instalar a API do Minecraft Python, abrirá uma tela preta, clique em qualquer tecla e assim que ela fechar estará instalado.

Finalizamos nossos passos de instalação!

Vamos executar o servidor e criar um novo game para darmos inicio a essa aventura?

Ligando o servidor e criando um game

Na pasta que extraiu a API, clique em “Start_Server”

Cliquei duas vezes para iniciar

Aparecerá a tela preta do cmd iniciando o servidor, nesse estilo:

Não feche a tela do servidor 😉

Agora com o servidor ligado, abra o Minecraft e siga esses passos:

Clique em “Multiplayer” > “Add server”

No nome do servidor eu coloquei Minecraft Python, é para sabermos que aquele servidor é o nosso e com o que vamos trabalhar.

No “Server Address”coloque “localhost”, pois é o endereço de sua própria maquina.

Servidor criado, vamos entrar e explorar um pouco desse mundo

Colocando a mão na massa

Antes de qualquer coisa para manipularmos precisamos extrair o ZIP “minecraftPythonAPI” e copiar a pasta “mcpi” e colocar ela onde vamos salvar nossos códigos.

Nesse caso acima, eu coloquei a pasta “mcpi” dentro de uma pasta chamada “SetupMC” que é onde eu irei salvar meus códigos de manipulação do game.

Abra agora a IDLE (que é onde vamos procurar ou criar nosso código na pasta)

Vá em File > Save as > Procure sua pasta e salve seu “arquivo .py”

Não esquecendo que seu arquivo.py deve ficar na mesma pasta onde você colocou a pasta “mcpi”.

Abra o seu “arquivo.py”

Antes de escrever algo aqui, vamos dar um RUN MODULE (f5) para abrirmos o IDLE
e já escrevermos por la o que precisamos e salvando nesse arquivo se necessário

Quando iniciado ele estará com uma mensagem bem parecida com essa.
E os “>>>” servem para escrevermos e executarmos algo, teste 1+1 e dê enter e verá o calculo “2”.

Mas vamos por a mão na massa e fazer algo acontecer no mundo do Minecraft.

Vamos teleportar para alguns locais usando o seguinte código.

Apertando a tecla “F3″ é possivel ver esses códigos

Como pode observar no game, eu estou na posição “XYZ” em X = 117.103, Y = 50.00000 e Z = 36.855.

Vamos criar um código para me tirar desse lugar e me teleportar por alguns segundos.

Código para copiar 😉

from mcpi.minecraft import Minecraft
mc = Minecraft.create()
mc.player.setPos(120,120,0)

Como pode observar no game, eu estou na posição “XYZ” em X = 120.000, Y = 68.00000 e Z = 0.000.

Explicando o código por partes…

Aqui eu importo a biblioteca do Minecraft, se lembra daquela pasta que jogamos no mesmo lugar do nosso código inicial? então… é lá que a mágica acontece e por isso precisamos importar essa biblioteca para poder usarmos o que precisamos para, teleportar, montar blocos, “sumonar” animais e comida.

from mcpi.minecraft import Minecraft

logo depois desse código e apertando a tecla enter no nosso “Shell”, temos esse segundo trecho de códio.

aqui é onde setamos que queremos usar o método “Create” ou criar e declaramos uma variável com ela.

mas o que é variável? “uma variável é um objeto (uma posição, frequentemente localizada na memória) capaz de reter e representar um valor ou expressão” em palavras simples, estamos dizendo que o “Minecraft.crate()” agora se chama “mc”

mc = Minecraft.create()

Novamente vamos clicar na tecla enter e vamos para o próximo trecho de bloco.

Neste trecho é onde fazemos acontecer o teletransporte do nosso personagem.

Aqui eu pego a variável “mc” que é o nosso “Minecraft.crate()” renomeado e dizemos para ele, pega o “Player” e joga ele na posição “120 em X”, “120 em Y” e “0 em Z”.

mc.player.setPos(120,120,0)

Mas o que é X, Y e Z? X é em que posição nosso personagem vai andar para frente, Z é para onde ele vai andar pro lado e Y é se ele vai dar um salto.

X e Z nos faz andar nas horizontais e Y representa nossa altura.

Com esse pequena introdução eu espero que você consiga se teleportar para locais diferentes dentro do jogo.

Aqui segue um outro código para criar blocos

mc.setBlock(x,y,z,NUMERO DO BLOCO)

Como já aprendemos ali em cima, você já pode colocar os valores que precisa em x, y e z e a baixo uma lista de código de blocos.

  • 162 (Madeira)
  • 38,3 (Flor)
  • 10* (Lava)
  • 8* (Água)

Espero que tenha gostado desse pequeno tutorial de como rodar o projeto de manipulação com Python utilizando o Minecraft e manipulando o game.

Da uma curtida ai e comenta se quiser mais passos para dominar esse game de modo diferente, criar mini games e se divertir manipulando o jogo 😉

Lembrando que a base de aprendizado utilizada nessa postagem veio de um livro no qual a imagem vai entrar aqui em baixo.

Abraços e até a próxima

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